Moraes inicia audiência para ouvir depoimentos sobre plano golpista

Início da Audiência de Testemunhas do Núcleo 1 do Caso Golpista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu início à audiência de depoimentos das testemunhas dos réus do Núcleo 1 da suposta trama golpista. O grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Moraes atua como relator do caso.
Depoimentos por Videoconferência
Na tarde de hoje, as primeiras testemunhas de defesa e de acusação, arroladas pela PGR, começarão a ser ouvidas. Os depoimentos ocorrerão por videoconferência e serão realizados simultaneamente, visando evitar a confluência de versões entre os depoentes.
Testemunhas de Destaque
Um dos principais testemunhos será do general Marco Antônio Freire Gomes, que comandou o Exército durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele teria ameaçado prender o então presidente após receber sugestões para que as tropas participassem da suposta trama golpista.
Outro depoente será o empresário Eder Lindsay Magalhães Balbino, dono de uma empresa de tecnologia da informação. Ele é acusado de auxiliar o PL, partido de Bolsonaro, na elaboração de um estudo que alegava fraudes nas urnas eletrônicas.
Além deles, a procuradoria convocou Clebson Ferreira de Paula Vieira, um servidor que atuou no Ministério da Justiça sob a gestão de Anderson Torres. Clebson teria sido testemunha de pedidos de relatórios de inteligência que visavam embasar operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para obstruir o deslocamento de eleitores do Nordeste no segundo turno das eleições de 2022.
O ex-coordenador de inteligência da PRF, Adiel Pereira Alcântara, também prestará esclarecimentos.
Desistência da Acusação
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi inicialmente convocado como testemunha tanto de acusação quanto de defesa do ex-ministro Anderson Torres. Contudo, a PGR optou por não prosseguir com a convocação como testemunha de acusação. Como testemunha de defesa, o governador não é obrigado a depor, e essa questão será definida durante a audiência.
Acompanhamento Virtual
O depoimento está sendo acompanhado virtualmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e pelos ministros da Primeira Turma do STF, que é responsável pelo julgamento do caso.
Detalhes dos Réus
Os oito réus do Núcleo 1, considerados fundamentais na trama golpista, foram denunciados por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. Os envolvidos são:
- Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022;
- General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do DF;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
- Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Com informações de: [nome da fonte]