Xaud formaliza candidatura única à presidência da CBF

Samir Xaud é o único candidato à presidência da CBF
Inscrição da Chapa
O presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Samir Xaud, registrou sua chapa na manhã deste domingo, 18, para a eleição à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele é o único candidato a se apresentar para o pleito, que está agendado para o dia 25 de maio.
Apoio das Federações e Clubes
A chapa de Xaud conta com o apoio de 25 federações e dez clubes, o que inviabiliza a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol. Embora Bastos tenha o suporte de cerca de 30 clubes, ele possui apoio formal de apenas duas federações. O estatuto da CBF exige o suporte de pelo menos oito federações para que uma chapa possa ser registrada.
Apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso não se uniram à chapa de Xaud. Entre os clubes, a candidatura recebeu apoio formal de tradicionais equipes como Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma.
Perfil de Samir Xaud
Natural de Boa Vista, Roraima, Samir Xaud, de 41 anos, é médico infectologista e filho de Zeca Xaud, ex-presidente da FRF. Caso eleito, ele assumirá a presidência da CBF com um mandato que vai de 2025 a 2029.
Contexto da Eleição
A nova eleição foi convocada após a Justiça do Rio de Janeiro determinar o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF. Enquanto Rodrigues aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal, a entidade, através do presidente interino Fernando Sarney, organizou o pleito para escolher seu sucessor.
Críticas de Ronaldo Fenômeno
O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, presente no Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, criticou o formato eleitoral da CBF. Ronaldo destacou a concentração de poder nas mãos dos presidentes das federações, afirmando: “Enquanto o estatuto da CBF for esse, essa palhaçada vai continuar. Não há chance de reforma no futebol brasileiro.”
Vice-presidentes da Chapa
A chapa de Samir Xaud inclui nomes conhecidos no futebol brasileiro como:
- Ednailson Leite Rozenha (Federação Amazonense)
- Fernando José Macieira Sarney (presidente interino da CBF)
- Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva)
- Gustavo Dias Henrique (ex-diretor da CBF)
- José Vanildo da Silva (Federação Norte-Rio-Grandense)
- Michelle Ramalho Cardoso (Federação Paraibana)
- Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Federação Paraense)
- Rubens Renato Angelotti (Federação Catarinense)
Manifesto da Chapa
A chapa de Xaud divulgou um comunicado destacando seu compromisso com a modernização da CBF. O documento menciona a intenção de aprimorar a gestão do futebol brasileiro, investindo no desenvolvimento de clubes e federações.
O texto afirma que o grupo busca melhorar a transparência, fortalecer as ligas e valorizar o futebol de base e feminino, além de combater discriminações e promover a sustentabilidade.
A chapa também reafirma a prioridade nas seleções, garantindo autonomia nas decisões técnicas, com um foco especial na preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Com informações de: Revista Oeste.