Warner Bros processa empresa de IA por uso indevido de Superman e Scooby-Doo

Warner Bros Processa Midjourney por Violação de Direitos Autorais
A Warner Bros Discovery entrou com uma ação judicial contra a empresa de geração de imagens por inteligência artificial, Midjourney, alegando que a plataforma replicou ilegalmente personagens icônicos do estúdio, como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Pernalonga e Scooby-Doo. O processo foi protocolado na quinta-feira (4) em um tribunal federal de Los Angeles.
Alegações da Warner Bros
A Warner Bros argumenta que a Midjourney utilizou obras protegidas por direitos autorais para treinar seu sistema, permitindo que oferecesse aos usuários imagens de alta qualidade de seus personagens em contextos variados. A ação destaca que a plataforma permitia a criação de conteúdo potencialmente infrator sem a devida autorização dos detentores dos direitos.
Caso Análogo com a Disney e Universal
Esta ação judicial se junta a um processo anterior movido em junho por Walt Disney e Universal Studios, que também acusaram a Midjourney de violar direitos autorais ao incluir personagens como Darth Vader, Bart Simpson, Shrek e Ariel, de "A Pequena Sereia", em suas gerações de imagem.
Mudanças na Política da Midjourney
A Warner Bros alega que a Midjourney estava ciente da ilegalidade de suas práticas, principalmente após suspender um recurso que impedia usuários de criar vídeos a partir de imagens infratoras. Esta suspensão foi anunciada como uma "melhoria" em suas funcionalidades.
Indenizações e Lucros em Jogo
A gigante do entretenimento busca não apenas indenizações não especificadas, mas também a restituição de lucros e a paralisação de outras infrações, destacando o que considera um desrespeito aos direitos autorais.
Dados sobre a Midjourney
Fundada em 2022 por David Holz, a Midjourney, com sede em San Francisco, registrou cerca de 21 milhões de usuários em setembro de 2024 e uma receita estimada de US$ 300 milhões para este ano, conforme indicado na denúncia.
Reação da Midjourney
Até o momento, a Midjourney e seus representantes legais não se pronunciaram sobre a ação judicial ou as acusações levantadas pela Warner Bros.
Com informações de: G1



