Uber anuncia novas regras e lista de carros não aceitos a partir de 2026

Uber Anuncia Mudanças em Regras para Veículos nas Categorias Black e Comfort
A partir de janeiro de 2026, a Uber implementará novas diretrizes para aceitação de veículos nas categorias Black e Comfort, que são consideradas premium pela plataforma. As alterações afetam diversos modelos, dentre eles os Citroën Basalt e Renault Kardian, que não atenderão aos novos critérios.
Alterações na Categoria Black
As mudanças na categoria Black incluem ajustes no ano mínimo de fabricação e na lista de modelos aceitos. Nas principais capitais do Brasil, como São Paulo e Porto Alegre, o Volkswagen Virtus, por exemplo, só poderá operar se tiver sido fabricado em 2026 ou depois. Veículos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City precisarão ter fabricação a partir de 2023.
Cidades como Belo Horizonte e Salvador aceitarão apenas carros fabricados a partir de 2018, enquanto no Rio de Janeiro a exigência é menor, permitindo modelos fabricados a partir de 2017.
Exigências para a Categoria Black
Para ser aceito na categoria Black, o veículo deve atender a uma série de requisitos, como:
- Ar-condicionado
- Quatro portas
- Cores permitidas: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco
Adicionalmente, os motoristas precisam ter completado mais de 100 corridas em outras categorias (excluindo Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e manter uma média de avaliação de pelo menos 4,85 pontos.
A Uber justificou as mudanças com base em pesquisas com usuários que indicaram quais características consideram decisivas na escolha de veículos nas categorias Comfort e Black.
Mudanças na Categoria Comfort
A categoria Comfort também passará por alterações, incluindo novos critérios para o ano de fabricação. O único modelo que será excluído independentemente de sua idade é o sedã Renault Logan. As novas regras entrarão em vigor no dia 6 de janeiro de 2026.
Exigências para a Categoria Comfort
Os veículos na categoria Comfort deverão possuir:
- Ar-condicionado
- Quatro portas
Os motoristas devem ter realizado mais de 100 corridas em outras categorias da plataforma. A média de avaliação mínima varia entre 4,80 e 4,85 pontos, dependendo da cidade.
Essas alterações visam aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Uber, alinhando as expectativas dos usuários com os padrões da plataforma.
Com informações de: G1.