Tecnologia

TikTok intensifica verificações de idade na Europa frente à pressão regulatória

TikTok Implementa Nova Tecnologia de Detecção de Idade na Europa

Medida visa melhorar a segurança de crianças na plataforma

O TikTok anunciou a implementação de uma nova tecnologia de detecção de idade nas próximas semanas na Europa. Esta decisão surge em meio a crescente pressão regulatória para identificar e remover contas de crianças menores de 13 anos. A informação foi divulgada pela empresa à Reuters nesta sexta-feira (16).

Funcionamento da Tecnologia

O sistema, desenvolvido após um projeto-piloto de um ano, analisa informações de perfil, vídeos postados e comportamentos dos usuários para prever se uma conta pertence a um menor. Ao identificar contas suspeitas, a tecnologia não resultará em banimento automático; em vez disso, os casos serão revisados por moderadores especializados.

Contexto Regulatório

A nova iniciativa do TikTok vem à tona durante um intenso escrutínio por parte das autoridades europeias sobre as práticas de verificação de idade, especialmente sob as rigorosas normas de proteção de dados da região. A Austrália já tomou a dianteira em 2022 ao aprovar uma proibição ao uso de redes sociais por menores de 16 anos. Além disso, o Parlamento Europeu está pressionando para a implementação de limites de idade nas plataformas de mídia social, enquanto a Dinamarca busca restringir o uso a usuários com mais de 15 anos.

Resultados do Projeto-Piloto

No Reino Unido, o projeto-piloto levou à remoção de milhares de contas de usuários com menos de 13 anos. Apesar dessas medidas, o TikTok reconhece que ainda não existe um método universalmente aceito para verificar a idade dos usuários sem comprometer a privacidade.

Parcerias para Verificação de Idade

Para complementar suas ações, a plataforma irá utilizar uma estimativa de idade facial fornecida pelo serviço Yoti, além de verificações por meio de cartões de crédito e documentos oficiais emitidos por governos. A Meta, por exemplo, também faz uso da Yoti para verificar as idades de usuários do Facebook.

Compromisso com a Legislação Europeia

O TikTok enfatizou que a nova tecnologia foi projetada para atender especificamente às exigências regulatórias da Europa. A empresa colaborou com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, sua principal autoridade reguladora de privacidade na UE, durante o desenvolvimento do sistema. Os usuários europeus serão informados à medida que a nova tecnologia for sendo implementada.

Com informações de: AFP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo