Política

STF inicia depoimentos de defesa no caso sobre tentativa de golpe de Bolsonaro

Depoimentos de Defesa Sobre Plano de Golpe Iniciam no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta quinta-feira (22) aos depoimentos de testemunhas de defesa no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os depoimentos devem ser concluídos até o dia 2 de junho.

Ordem dos Depoimentos

A fase de oitivas começou na segunda-feira (19) com testemunhas de acusação, que foram chamadas pela Procuradoria Geral da República (PGR). As testemunhas de acusação, já ouvidas, confirmaram que Bolsonaro estava envolvido em um plano para se manter no poder mesmo diante de uma derrota nas eleições de 2022.

Testemunhas Ouvintes e Confirmações

Entre as figuras que prestaram depoimento estão um diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ex-comandante do Exército, General Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Júnior. O general Freire Gomes foi advertido pelo ministro Alexandre de Moraes sobre o crime de falso testemunho devido a contradições entre suas declarações.

Nesta quinta, estão previstos os depoimentos de nove generais e oficiais, incluindo o general Julio Cesar de Arruda, ex-comandante do Exército, e o sargento Luís Marcos dos Reis. As testemunhas foram indicadas pelos oito réus envolvidos na investigação, incluindo Bolsonaro e seu delator Mauro Cid.

Denúncia da Procuradoria-Geral da República

A PGR apresentou uma denúncia ao STF em 26 de março, acusando Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Segundo a denúncia, Bolsonaro e seu então candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, eram os líderes da organização, que tinha o objetivo de obstruir a implementação do resultado eleitoral de 2022.

Os acusados foram divididos em núcleos pela PGR, que inclui civis e militares em seus relatórios. Em total, a PGR indicou 82 testemunhas, embora nem todas sejam obrigadas a comparecer.

Com informações de: [nome da fonte]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo