Samir Xaud é investigado por fraude e pode liderar a CBF.

Samir Xaud Enfrenta Processo por Improbidade Administrativa
Samir Xaud, considerado um possível candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está respondendo a um processo de improbidade administrativa relacionado a supostas fraudes ocorridas durante sua gestão como diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR).
Acusações de Falsificação
De acordo com o Ministério Público (MP) estadual, Xaud e outros gestores do HGR estariam envolvidos na falsificação de documentos para simular serviços não prestados. As denúncias apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão aos cofres do governo do Estado. O processo tramita na Justiça de Roraima.
O Início da Ação Judicial
O processo foi instaurado em 2023, com base em uma investigação do Tribunal de Contas de Roraima. O MP identificou um “expediente fraudulento” perpetrado por gestores do hospital entre 2017 e 2020, que favoreceu indevidamente a empresa Coopebras, utilizando documentos falsificados.
Falsificações para Pagamento Indevido
O MP sustenta que as fraudes tinham como objetivo obter pagamento ao HGR por serviços que, de fato, não foram realizados, como plantões médicos e cirurgias. O órgão pediu à Justiça que os acusados restituam o montante desviado.
Outros Envolvidos
Além de Samir Xaud, a ação inclui outros diretores do HGR e fiscais responsáveis por um contrato da Secretaria de Saúde de Roraima com a empresa suspeita de receber verbas irregularmente.
Candidatura à Presidência da CBF
Xaud, que assumiu a presidência da Federação Roraimense de Futebol em janeiro de 2023, é visto como um dos principais candidatos na disputa para a presidência da CBF. Sua candidatura ganha força, mesmo sem a presença de times roraimenses na elite do futebol brasileiro.
Processo Eleitoral em Andamento
Fernando Sarney, atual interventor da CBF, busca acelerar o processo eleitoral após a destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência. A nova eleição para o cargo de presidente da CBF está marcada para o próximo dia 25.
Com informações de: Revista Oeste