Pane na nuvem da Amazon: impactos em diversos aplicativos e serviços

Falha na AWS provoca apagão em serviços da Amazon ao redor do mundo
Uma falha significativa nos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS) resultou em instabilidades em diversos aplicativos e sites globalmente nesta segunda-feira, 20 de outubro. Entre as plataformas afetadas estão grandes empresas como Sony, Natura, United Airlines, Booking e o popular jogo Fortnite.
Identificação do Problema
A Amazon começou a identificar a origem do problema por volta das 4h11 (horário de Brasília). A companhia anunciou, em comunicado, que estava investigando um aumento nas taxas de erro e latência em variados serviços da AWS. Por volta das 8h, a situação começou a se normalizar, embora alguns serviços continuassem com instabilidades.
Impacto Generalizado
Conforme relatório da agência Reuters, mais de 500 empresas utilizando a AWS enfrentaram complicações durante a manhã. Isso incluiu a própria Amazon, além das plataformas Alexa, Snapchat, Zoom e Duolingo.
Origem da Falha na AWS
As instabilidades foram concentradas na região US-EAST-1, que abriga o datacenter da AWS localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A Amazon identificou "taxas de erro significativas" no DynamoDB, um sistema de banco de dados projetado para aplicações que requerem alta velocidade e estabilidade. Isso levou a problemas em mais de 60 produtos da AWS nesta região.
Análise de Especialistas
Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence na BlueDiamond, indicou que a falha no DynamoDB pode ter contribuído para a interrupção de diversos sistemas. Ele ressaltou que, por ser a primeira região instalada pela Amazon em 2006, muitas empresas que utilizam a nuvem da companhia ainda hospedam seus serviços lá, o que explica o impacto em escala global.
Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, afirmou que incidentes semelhantes já ocorreram anteriormente, sugerindo que empresas muitas vezes não aprendem com essas reincidências. Ele destacou que a falta de medidas de backup e redundância é um fator que pode agravar os efeitos de tais incidentes.
Consequências da Interrupção
De acordo com o site Downdetector, que monitora instabilidades em aplicações e serviços online, mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao apagão. Entre os serviços impactados, destacam-se:
- Prime Video
- HBO
- Mercado Livre
- Signal
- CoinBase
Esses problemas representam a primeira grande interrupção na internet desde o ocorrido com a CrowdStrike, em julho do ano passado, que afetou hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.
Com informações de: Reuters.