Ícone do site Sentinela Brasil

Lula busca soluções com ministros no Alvorada para crise do INSS

Governo Discute Abertura de CPMI sobre Fraudes do INSS

Reunião de Ministros no Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (16) no Palácio da Alvorada com ministros para abordar as ações do governo em resposta ao escândalo de fraudes envolvendo aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A reunião ocorreu após o retorno do presidente a Brasília, após uma semana de viagens à Rússia, China e Uruguai, onde participou do velório do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Participantes da Reunião

Estiveram presentes na reunião os seguintes ministros:

Possibilidade de CPMI e Implicações Políticas

Um dos pontos discutidos foi a possibilidade do Congresso instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) para investigar as fraudes no INSS. De acordo com o colunista Valdo Cruz, do G1, o tema gerou tensões entre os membros do governo, que foram orientados a não se opor à investigação conduzida por deputados e senadores. A preocupação é que uma CPMI possa desgastar a imagem da base governista e oferecer munição à oposição.

Investigações em Andamento

As fraudes que estão sendo apuradas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), na denominada Operação Sem Desconto, revelaram um esquema que desviou mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024. A investigação aponta que entidades associativas realizavam descontos nas pensões e aposentadorias sem a devida autorização dos beneficiários.

Sistema de Reembolso Implementado

Em resposta à crise, o governo lançou um sistema pelo aplicativo Meu INSS, permitindo que aposentados e pensionistas informem se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios. Nos primeiros dois dias de funcionamento, mais de um milhão de pessoas não reconheceram os descontos e solicitaram reembolso.

Com informações de: G1.

Sair da versão mobile