Ícone do site Sentinela Brasil

Governo veta venda de duas marcas de azeite no país

Governo Proíbe Azeites das Marcas Alonso e Quintas D’Oliveira

O governo federal anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites das marcas Alonso e Quintas D’Oliveira. A decisão foi tomada após investigações conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que levantaram sérias preocupações sobre a origem e a qualidade dos produtos.

Medidas da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formalizou a proibição em publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20 de setembro. A medida veio após a apreensão dos produtos, que revelou que eles não tinham origem identificável. Além disso, as marcas descumpriam uma série de normas legais.

Irregularidades Identificadas

Entre as principais irregularidades constatadas estão:

Essas questões foram detectadas em uma operação realizada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022, na qual foram apreendidos lotes das duas marcas. Na ocasião, a pasta alertou que os produtos apresentavam risco à saúde por causa da incerteza sobre sua origem e composição.

Comunicação com as Marcas

A reportagem do G1 não conseguiu estabelecer contato com representantes das marcas Alonso e Quintas D’Oliveira, mas localizou informações das empresas responsáveis pela embalagem. O canal de comunicação foi acionado, e um posicionamento das marcas está sendo aguardado.

Com informações de: Alagoas 24 Horas.

Sair da versão mobile