Política

Carro do filho do ‘Careca do INSS’ é da esposa de ministro do TCU

Veículo Ligado a Ministro do TCU é Apreendido em Operação da PF

Apreensão em operação "Sem Desconto"

Um veículo BMW X1, que pertencia à esposa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, foi apreendido pela Polícia Federal (PF) na casa do filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS". A apreensão ocorreu em abril, durante a operação "Sem Desconto", que investiga um esquema de desvio de benefícios de aposentados.

Esclarecimentos do Ministro

Em nota, o ministro Jhonatan de Jesus afirmou que o veículo foi vendido em 27 de março de 2025, antes da operação, em uma negociação "intermediada por terceiro". Ele garantiu que "nenhum contato direto foi mantido entre os proprietários e os compradores". A nota destacou que a venda foi realizada com "total transparência, legalidade e regularidade".

O Escândalo do INSS

Antunes é considerado o principal operador do esquema de fraudes e descontos indevidos em benefícios pagos pelo INSS. Segundo a PF, associações que prestam serviços aos aposentados estariam cadastrando pessoas sem autorização, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades, resultando em um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Antunes é sócio de 22 empresas e é investigado também por possíveis pagamentos a servidores do INSS.

Novas Apreensões

Na terça-feira (20), cinco outros veículos de luxo foram apreendidos em uma garagem em Brasília, ligados a empresas associadas a Antunes. A PF fez a apreensão após receber uma denúncia anônima, comunicada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Defesa de Antônio Carlos Antunes

A defesa de Antunes refutou as acusações, afirmando que elas "não correspondem à realidade dos fatos" e garantindo que a inocência de seu cliente será provada.

Com informações de: Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo