ByteDance transfere controle do TikTok nos EUA para nova empresa

TikTok Fecha Acordo para Venda nos EUA e Evita Proibição
A ByteDance, empresa controladora do TikTok, anunciou na última quinta-feira (19) a assinatura de acordos vinculativos para transferir o controle das operações do aplicativo nos Estados Unidos a um consórcio de investidores, incluindo a gigante tecnológica americana Oracle. Essa decisão marca um passo significativo para evitar a proibição do aplicativo no país, encerrando um período de incertezas sobre seu futuro no mercado americano.
Uso do TikTok nos Estados Unidos
Atualmente, mais de 170 milhões de usuários nos EUA utilizam o TikTok regularmente. No entanto, o aplicativo tem sido alvo de controvérsias políticas desde agosto de 2020, quando o então presidente Donald Trump tentou, sem êxito, impedir seu funcionamento, levantando preocupações sobre segurança nacional e o acesso de autoridades chinesas a dados de usuários americanos.
Detalhes da Transação
Os valores financeiros do acordo não foram tornados públicos, conforme revelou um memorando interno da operação americana do TikTok, acessado pela Reuters. Os termos do acordo seguem uma estrutura previamente sugerida em setembro. Naquela ocasião, Trump decidiu adiar até 20 de janeiro a regulamentação que previa a proibição do aplicativo caso não houvesse a venda dos ativos nos EUA por seus controladores chineses.
O acordo atende ainda às exigências de desinvestimento estabelecidas na legislação aprovada em 2024. Com a transação, será criada uma nova empresa nos EUA, avaliada em aproximadamente US$ 14 bilhões, segundo o vice-presidente JD Vance. Contudo, esse valor ficou abaixo das estimativas de analistas e não foi confirmado no anúncio.
Estrutura da Nova Empresa
A nova entidade, chamada TikTok USDS Joint Venture LLC, terá 80,1% das ações sob o controle de investidores americanos e internacionais, entre os quais estão a Oracle, o fundo de private equity Silver Lake e a MGX, de Abu Dhabi. A ByteDance manterá uma participação minoritária de 19,9%.
Após a divulgação do acordo, as ações da Oracle tiveram uma alta de quase 6% nas negociações pré-mercado nesta sexta-feira.
Com informações de: Reuters.



