Tecnologia

Polícia desmantela esquema de golpes por SMS em apartamento na Paulista

Anatel Apreende Equipamento de Golpe SMS em São Paulo

Na quinta-feira (22), a polícia desmantelou uma central de envio de mensagens fraudulentas localizada em um apartamento vago na região da Avenida Paulista, no Centro de São Paulo. Durante a operação, foi apreendido um equipamento clandestino capaz de disparar simultaneamente milhares de SMS com links maliciosos. Não houve prisões relacionadas ao fato.

Funcionamento do Golpe

Os criminosos utilizavam apenas um notebook e uma antena digital portátil para operar o esquema. As mensagens enviadas aos usuários geralmente alertavam sobre dívidas bancárias ou supostas suspensões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao clicar nos links contidos nas mensagens, um vírus era instalado nos dispositivos das vítimas, permitindo o acesso não autorizado a aplicativos e a possibilidade de alteração de senhas.

Investigação e Apreensão

A apreensão marca a quinta ação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na Grande São Paulo em menos de um ano. As investigações se iniciaram após uma operadora de telefonia reportar interferências no sinal da região. Técnicos da Anatel identificaram que essas anomalias poderiam ser decorrentes do funcionamento do aparelho clandestino.

Localizado no 15º andar de um prédio no Viaduto Santa Generosa, próximo à estação Paraíso, o equipamento consistia em um computador equipado com um hardware para armazenar dados das vítimas, conectado a uma antena que interrompia o sinal da Anatel e disparava mensagens fraudulentas.

Mensagens Enganosas

Os golpistas enviavam mensagens com conteúdo apelativo, induzindo as vítimas a interagirem com os links. Um exemplo de mensagem era: "Seus 98 mil pontos expiram à meia-noite, corra para trocar por milhas, produtos ou cashback".

Orientações para Evitar Golpes

Luiz Augusto D’Urso, advogado especializado em direito digital, recomenda que os usuários ignorem mensagens suspeitas, mesmo que pareçam urgentes. Ele sugere que as pessoas consultem diretamente os aplicativos de seus bancos para confirmar informações, evitando clicar em links ou contatar números apresentados nas mensagens.

Em janeiro, a polícia já havia prendido um indivíduo acusado de aplicar golpes semelhantes enviados por SMS referente a CNH.

Com informações de: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo