Google apresenta nova ferramenta que converte texto em vídeos cinematográficos com IA.

Google Lança Ferramenta de Criação de Filmes com Inteligência Artificial
Apresentação do Flow
Na terça-feira (20), o Google anunciou o lançamento do Flow, uma nova ferramenta que utiliza inteligência artificial para a criação de filmes. Inicialmente disponível para assinantes do Google AI nos Estados Unidos, a expectativa é que a ferramenta seja liberada para outros países em breve.
Funcionalidades da Ferramenta
O Flow utiliza modelos de IA da família Gemini, permitindo que os usuários escrevam comandos e descrições para criar clipes realistas. Os criadores têm a opção de empregar elementos próprios, como personagens e cenários, ou escolher recursos disponibilizados pela plataforma. Ao desenhar uma cena, os elementos podem ser integrados a diferentes clipes e é possível usar a imagem de uma cena para iniciar novas tomadas.
Integração com Outras Tecnologias
Desenvolvida “por e para criativos”, a ferramenta se conecta a outros dois modelos de IA do Google: o Veo, voltado para a geração de vídeos, e o Imagen, focado em imagens. De acordo com a empresa, o Flow foi projetado para auxiliar profissionais criativos na exploração de ideias e na produção de clipes com qualidade cinematográfica.
Recursos Oferecidos
As principais funcionalidades do Flow incluem:
- Controle direto do movimento da câmera, ângulos e perspectivas das tomadas.
- Edição e extensão de tomadas já existentes para enriquecer as ações ou fazer transições.
- Organização e gestão de todos os comandos de texto recebidos pela IA.
- Acesso a clipes e conteúdos gerados pelo Veo, que servem como fonte de inspiração e aprendizado prático de novas técnicas.
Evolução do VideoFX
O Flow foi apresentado durante o Google I/O como uma evolução do VideoFX, um experimento do Google Labs lançado no ano anterior. Segundo a empresa, as funcionalidades variam conforme o plano escolhido. O Google AI Pro oferece recursos essenciais e limita a 100 gerações mensais, enquanto o Google AI Ultra proporciona limites maiores e acesso antecipado ao Veo 3, que agora gera vídeos com áudio, incluindo diálogos e sons ambiente.
Detector de Conteúdo Gerado por IA
Além do Flow, o Google revelou um detector de conteúdo gerado por IA, chamado SynthID. Esta ferramenta atua como um rótulo em fotos, vídeos e áudios criados com tecnologias do Google. Os usuários poderão verificar a autenticidade dos arquivos por meio do SynthID Detector, um site onde podem enviar arquivos para confirmação.
A empresa afirma que as novas ferramentas foram desenvolvidas em colaboração com criadores selecionados, incluindo cineastas, músicos, animadores e youtubers, a fim de garantir que os produtos atendam às necessidades do mercado criativo.
Com informações de: G1.