Defesas Civis acompanham Lagoa Manguaba; chuvas provocam alagamentos e desabrigados

Defesas Civis em Alerta por Risco de Transbordamento na Lagoa Manguaba
As Defesas Civis estadual e municipais de Pilar e Marechal Deodoro estão em estado de alerta. O nível da Lagoa Manguaba, que atravessa as duas cidades, subiu consideravelmente devido às intensas chuvas que afetam Alagoas desde o último fim de semana.
Nível da Lagoa em Elevação
Na manhã desta segunda-feira, 19, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta sobre a situação da lagoa, informando que o seu nível continua em elevação. Em Marechal Deodoro, a água atingiu 212 cm, abaixo da cota de transbordamento, que é de 270 cm. Apesar disso, as cidades já sentem os efeitos das chuvas.
Alagamentos e Desabrigados
Diversos bairros em Pilar e Marechal Deodoro registraram alagamentos. Em Pilar, cinco famílias foram desabrigadas e acolhidas em escolas municipais, enquanto outras dez estão desalojadas, abrigadas na casa de parentes.
Situação Mantida sob Monitoramento
José Almir, coordenador da Defesa Civil de Pilar, afirmou que a situação da Lagoa Manguaba é considerada estável no momento. “Estamos monitorando o tempo todo com nossa equipe. Não houve transbordamento e a lagoa está sob controle. A preocupação maior é com as famílias ribeirinhas, que serão alertadas caso haja necessidade de evacuação", declarou em entrevista à TV Pajuçara.
Medidas Preventivas em Pilar
A cidade de Pilar decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino e o transporte universitário em decorrência das fortes chuvas. As Defesas Civis disponibilizaram números de contato para que a população em áreas de risco possa comunicar situações de emergência. Em Pilar, o número é (82) 98113.5219, e em Marechal Deodoro, (82) 99419.8942.
Com informações de: [Alagoas 24 Horas]