Foto de Trump com andador é falsa; imagem gerada por inteligência artificial

Foto de Trump Com Andador É Falsa; Imagem Criada com Inteligência Artificial
Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminhando com um andador. No entanto, a foto é falsa e foi gerada por inteligência artificial (IA).
Viralização nas Redes Sociais
O conteúdo foi compartilhado na plataforma X (anteriormente Twitter) na quinta-feira, 11 de outubro, e já acumulou mais de 13,5 milhões de visualizações. A postagem trazia a legenda provocativa: "ÚLTIMA HORA: vazou uma imagem mostrando Trump usando um andador momentos depois de assinar uma ordem executiva proibindo os estados de regulamentarem a inteligência artificial".
Na imagem, Trump aparece vestido de terno em um corredor, utilizando um andador. Nos comentários, os usuários debatiam a veracidade da imagem, enquanto alguns questionavam a autenticidade.
Análise de Verificação de Fatos
O site Fato ou Fake submeteu a imagem a uma análise por meio do SynthID Detector, uma ferramenta do Google que identifica conteúdo gerado por IA. Os resultados mostraram marcas d’água associadas à inteligência artificial, confirmando que a imagem foi criada artificialmente.
Adicionalmente, foram utilizados outros dois programas, HiveModeration e Sightengine, que também indicaram com altas probabilidades (99,9% e 99%, respectivamente) que o conteúdo foi produzido com IA. A plataforma Sightengine ainda sugeriu que a imagem possivelmente foi elaborada com a ferramenta Imagen, também do Google.
Contexto da Criação da Imagem
A imagem surgiu como parte de um contexto satírico, refletindo a recente declaração de Trump sobre a regulamentação federal da indústria de IA, a ser implementada em 8 de dezembro. Essa confusão em torno da imagem destaca a crescente preocupação com a desinformação gerada por tecnologias avançadas de inteligência artificial.
As verificações realizadas evidenciam a necessidade de atenção constante às informações que circulam nas redes sociais, especialmente quando se trata de figuras públicas.
Com informações de: G1



