Política

Ministério monitora ovos da granja com caso de gripe aviária identificado

Gripe Aviária: Brasil Toma Medidas Drásticas após Detecção em Granjas

Destruição de Ovos Preventiva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou neste sábado (17) que tomou medidas de segurança rigorosas após identificar um foco de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Os ovos de incubação gerados na granja foram rastreados e estão sendo destruídos para evitar possíveis contaminações.

Destinos Rastreados

Segundo o Mapa, os ovos enviados para granjas de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul não são destinados ao consumo humano. A orientação é que esses itens sejam eliminados como parte do plano de contingência para evitar a proliferação da doença. O caso foi confirmado na manhã da última sexta-feira (16).

Medidas de Saneamento

Embora não haja comprovação de que os ovos estejam contaminados, o Ministério reafirmou que a destruição é uma medida preventiva essencial. O ministro Carlos Fávaro destacou que todas as ações necessárias estão em curso para proteger a avicultura nacional. "Não existe risco para a saúde humana ao consumir carne de frango e ovos", afirmou.

Suspensão das Exportações

Após a identificação do foco, países como China, União Europeia, Argentina, Uruguai e México suspenderam as importações de frango do Brasil. A proibição se deve ao temor de que a doença possa afetar o mercado avícola.

Acordos de Comércio

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira, explicou que a suspensão abrange todos os estados brasileiros. Os acordos internacionais preveem que, em casos de surtos, o Brasil deve automaticamente interromper as exportações, mesmo antes de notificações oficiais de outros países.

Possível Retorno ao Comércio

Se, após 28 dias da desinfecção da granja em Montenegro, não forem detectados novos focos, o Brasil poderá se autodeclarar livre de gripe aviária em avicultura comercial. Tal condição poderá facilitar a reabertura do mercado para exportações de frango.

Contexto Histórico

Este é o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade registrado em instalações comerciais no Brasil. Anteriormente, a doença aconteceu apenas em aves silvestres e criações não comerciais. O Brasil detectou a presença do vírus H5N1, que circula mundialmente, especialmente na Ásia e na Europa.

Com informações de: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo